- Sou Imortal
- Expectativas para o Brasileirão 2025: Análise dos Clubes Gaúchos e Previsões de Especialistas
Expectativas para o Brasileirão 2025: Análise dos Clubes Gaúchos e Previsões de Especialistas
Por Redação Sou Imortal em 29/03/2025 07:10
Início do Brasileirão 2025 e a Busca Gaúcha pelo Título
O Campeonato Brasileiro de 2025 tem seu pontapé inicial neste sábado para os três representantes do Rio Grande do Sul. Grêmio e Juventude abrem seus domínios para receber Atlético-MG e Vitória, respectivamente, ambos os confrontos às 18h30min. Mais tarde, às 21h, o Internacional encara o Flamengo no icônico Maracanã.
Para os dois gigantes de Porto Alegre, Grêmio e Internacional, a memória da conquista do Brasileirão evoca um sentimento de nostalgia. A última vez que um clube gaúcho levantou a taça foi em 1996, com o Grêmio . O Internacional, tricampeão, celebrou seu último título em 1979. O Juventude, por sua vez, almeja seu primeiro título na competição.

Visão Geral dos Clubes Gaúchos em 2025
Em 2025, o trio gaúcho adentra o campeonato sob diferentes perspectivas. O Internacional, liderado pelo técnico Roger Machado e fresco com o título do Campeonato Gaúcho, reacendeu a paixão de sua torcida após nove anos de jejum no estadual. Em 2024, o Colorado garantiu a quinta posição no Brasileirão.
O Grêmio , agora sob o comando de Gustavo Quinteros, enfrenta o ceticismo de seus torcedores. A derrota para o Internacional na final do Gauchão, incluindo um revés de 2 a 0 em casa no primeiro jogo, aumentou a pressão. A torcida espera uma evolução significativa em relação ao desempenho de 2024, quando o clube finalizou em 14º lugar.
O Juventude, treinado por Fábio Matias e semifinalista do campeonato estadual, possui o menor poder de investimento entre os três clubes gaúchos. Após terminar em 15º lugar no ano anterior, o clube busca uma campanha mais tranquila em 2025. A questão que paira é: será possível alcançar esse objetivo?
Previsões dos Comentaristas para o Brasileirão 2025
Especialistas do mundo esportivo compartilham suas expectativas para o desempenho de Grêmio , Internacional e Juventude no Brasileirão 2025. Veja o que eles têm a dizer:
Diogo Olivier ? RBS TV, Rádio Gaúcha e Zero Hora
"O Inter briga por vaga direta na Libertadores e, conforme os clubes mais ricos, poderosos e com fartura de elenco encararem o Mundial de Clubes, talvez pode virar candidato a título. O Grêmio joga por um campeonato seguro, sem sofrimento, quem sabe pensando em pré-Libertadores se a zona de classificação se alongar até o nono lugar, por exemplo. Já o Juventude tem de se manter na Série A. É importante não cair para seguir acessando novas receitas, de TV e patrocínios, como base para mudar de prateleira no cenário nacional."
Lédio Carmona - SporTV
"O Grêmio , a princípio, está por brigar entre Sul-Americana e Libertadores. Nesse começo, acredito que está mais para brigar pela classificação à Sul-Americana. Com mais alguns reforços, se o time se equilibrar, pode sonhar com vaga na Libertadores. Penso que o Juventude vai brigar para permanecer mais um ano na primeira divisão. O que vier é lucro. É um time bem estruturado, tem boas chances de ficar. E o Inter, para mim, vai brigar para ser campeão. É um time forte, bem organizado, com grandes jogadores e com alternativas no elenco ".
Maurício Saraiva - RBS TV, Rádio Gaúcha, Zero Hora e ge.globo
"O Inter brigará por título ou vaga direta de Libertadores. Bom elenco , bom time, ótimo treinador e muita fome depois do alívio alcançado no título gaúcho. O Grêmio abre o campeonato com cara de meio de tabela. Não tem time titular, padrão ou desempenho na primeira amostragem. Não vejo, no início da competição, o Grêmio com risco de queda, nem chance de vaga direta de Libertadores. O Juventude tem a luta básica centrada em não ser rebaixado. Décimo sexto é título para o time de Caxias de Sul. A capacidade de investimento é baixa. Por isso, permanecer na elite garante uma ponte para um 2026 mais seguro."
Sérgio Xavier Filho - SporTV
"O Inter briga pelo título. Não é exatamente o favorito. A 'bola um' é o Flamengo. O Palmeiras seria a 'bola dois', mas precisa remontar o seu time, e o Inter vem logo atrás. É a terceira força, pelo que fez no ano passado, porque o estadual é muito enganoso para todo mundo. O Juventude briga pela permanência, e é isso. Mas do jeito que o nosso campeonato é montado, brigar pela permanência é a mesma coisa que brigar pela Sul-Americana. Já o Grêmio , se as contratações se encaixarem, pode brigar por vaga na pré-Libertadores, sétimo ou oitavo lugar, por exemplo. Porém, essas contratações podem demorar para encaixar ou não encaixar, e aí a briga do Grêmio vira a mesma do ano passado, isto é, da sobrevivência."

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros